Menu

Giselle Tápias

GISELLE TÁPIAS

Diretora – Coreógrafa – Produtora

 

Coreógrafa de renome nacional e internacional, desde 1994, é diretora e coreógrafa residente do Grupo Tápias – Companhia de Dança. O Grupo Tápias já se apresentou em quase todo o território nacional, além de Portugal, Espanha, França, Alemanha, Bélgica, Itália, República Tcheca, Cuba e Argentina.

 

 

 

É fundadora do CDPDRJ – Centro de Documentação e Pesquisa em Dança do Rio de Janeiro, que desenvolve diversas atividades relacionadas à dança durante o ano todo, além de idealizar, produzir e realizar diversos outros projetos. O CDPDRJ idealizou e mantém o projeto de capacitação sociocultural Engenho das Artes.

Como diretora de produção, diretora artística e curadora, Giselle Tápias realiza o Festival Tápias, nas cidades do Rio de Janeiro, Resende, Quatis, Volta Redonda, Porto Real e Barra Mansa, desde 1988; o festival Dança em Trânsito, na cidade do Rio de Janeiro, desde 2002; e a mostra Correios em Movimento, no Centro Cultural Correios, na cidade do Rio de Janeiro, desde 2003. Dança em Trânsito e Correios em Movimento se mantêm ativos.

Coordenou, para a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, o projeto “No Ano do Brasil na França, a Dança Brasileira tem o Patrocínio dos Correios”, que aconteceu durante o ano de 2005, na França.

Em 2006, dirigiu o projeto Copa da Cultura, realizando em Düsseldorf/Alemanha, de 16 a 19 de agosto, a mostra Brasil = Diversidade + Identidade.

Em 2007, foi curadora do projeto 4 Movimentos Rio de Janeiro e Brasília, a convite da diretoria do Centro Cultural Banco do Brasil, a mostra foi patrocinada pelo banco.

Foi diretora artística do Espaço Café Cultural, com o patrocínio da Petrobrás, de 2004 a 2008.

Convidada pelo Ilmo. Sr. Ricardo Macieira, secretário municipal de Cultura e por Regina Miranda, diretora do Centro Coreográfico do Rio de Janeiro, foi integrante do conselho consultivo do Centro Coreográfico do Rio de Janeiro, entre 2004 e 2008.

Como programadora internacional, participou do festival Arte y Cultura, Buenos Aires/Argentina; Curtain Up, Tel-Aviv/Israel; Festival do Século XXI/Danza Valencia, Valência/Espanha; Dance in Vancouver, Vancouver/Canadá; Rencontres Choregraphiques Internationales de Seine-Saint-Denis, Paris/França; International Dance Fair NRW, Essen e Düsseldorf/Alemanha; Congresso Internacional da Rede Ciudades que Danzan e Festival Havana Vieja, Havana/Cuba; Itálica Festival Internacional de Dança, Sevilla/Espanha; Dies de Danza, Barcelona/Espanha; Danse à Lille/Les Repérages, Lille e Robaix/França; Soirée Anniversaire – Danse à Lille/França; Carte Blanche/Thomás Lebrun, Roubaix/França; Interplay, Torino/Itália.

Convidada pelo diretor Juan Eduardo Lopez, em 2003 passou a integrar a network internacional “Ciudades que Danzan” que integra atualmente 37 cidades no mundo.

Network CQC Ciudades que Danzan

ALEMANHA, Berlim – TANZA – Heidelberg – ART ORT

ARGENTINA – Rosário – EL CRUCE

BÉLGICA – Eupen – DANCE EN VILLE

BOLÍVIA – Sucre – ANDANZA FESTIVAL INTERNACIONAL

BRASIL, Alegrete – ALEGRE ALEGRETE – Dança Alegre Alegrete, Brasília – DANÇA EM TRÂNSITO BRASÍLIA – Festival Internacional de Dança em Paisagens Urbanas , Rio de Janeiro – DANÇA EM TRÂNSITO RIO DE JANEIRO – Festival Internacional de Dança em Paisagens Urbanas, São Paulo – FESTIVAL VISÕES URBANAS – Porto Alegre Cidade Que Dança

CHILE, Valparaíso – VALPARAÍSO CIUDAD QUE DANZA – Festival Contemporáneo Danzalborde

CUBA, La Habana – HABANA VIEJA Ciudad en Movimiento – Encuentro Internacional de Danza en Paisajes Urbanos

ESPANHA, Barcelona – DIES DE DANZA – Festival Internacional de Danza en Paisages Urbanos , Bayonne/San Sebastian – DANTZA HIRIAN – Dantza Jaialdia hiri paisaietan, Bilbao – LEKUZ LEKU, Getafe – FITEC – Festival Internacional de Teatro de Calle, Sevilha/Córdoba – HUELLAS – Danza en Paisajes Insólitos, Zaragoza – TRAYECTOS – Festival de Danza en Paisajes Urbanos

FRANÇA, Grenoble – LA RUE VERS L’ART – Rencontres des Arts Vivants en Paysages Insolites, Hendaye – DANTZA HIRIAN – Donostia/San Sebastián, Hendaye

ITÁLIA, Bolonha – DANZA URBANA – Festival Internazionale di Danza nei Paesaggi Urbani, Gênova – CORPI URBANI – International Festival of Dance in Urban Landscape, Ravenna – AMMUTINAMENTI, Ligure – DRODESERA – CENTRAL FIES FESTIVAL, Ligure

MÉXICO, México – ENCUENTRO URBE Y CUERPO – Movimiento corporal en espacios urbanos

PANAMÁ, Panamá – SOBRESALTOS – Festival de Danza Contemporánea en Paisajes Urbanos de Panamá

PORTUGAL, Lisboa – FESTIVAL INTERNACIONAL LUGAR À DANÇA

REINO UNIDO, Londres – GREENWICH + DOCKLANDS – International Festival , Manchester – URBAN MOVES INTERNATIONAL DANCE FESTIVAL, Swansea – DANCE DAYS – Across Swansea

SUÉCIA, Malmo – TRANSIT

SUÍÇA, Zurich – STROMEREIN – Performance Festival Zurich

URUGUAI, Montevideo – MONTEVIDEO SITIADA

Em 2006, a convite da direção do Danse à Lille/Les Repérages, passou a integrar a rede internacional de programadores de jovens coreógrafos que se apresentam em Lille e Roubaix, na França, durante o mês de março de cada ano. O objetivo principal é reunir as criações coreográficas de autores dos 17 países integrantes da rede e possibilitar a esses artistas a difusão dos seus trabalhos em uma turnê.

Network Festival Les Repérages  | Rencontres internationales de la jeune chorégraphie

Alemanha TANZHAUS – Erkrather Straße‚ 30 – 40233 – DÜSSELDORF

TANZTENDENZ – Lindwurmstraße‚ 88 – 80337 – MÜNCHEN

Bélgica CHARLEROI/DANSES – 65c Bd Paul Mayence – B6000 – CHARLEROI

Brasil CENTRO DE DOCUMENTAÇAO E PESQUISA EM DANÇA

Canadá TANGENTE – 840 rue Cherrier – H2l 1H4 – MONTREAL

Croácia PLESNI CENTAR TALA – Savska 50 – 10000 – ZAGREB

Espanha CENTRO COREOGRAFICO COMMUNIDAD VALENCIANA

Finlândia FULL MOON DANCE FESTIVAL – Paloti 1 – 86800 PYHÄSAMI

França DANSE À LILLE – 5 rue du général Chanzy – BP 30453 – 59058 ROUBAIX Cedex1

CENTRE NATIONAL DE LA DANSE – 1 rue Victor Hugo – 93507 PANTIN Cedex

Collectif Essonne Danse (France)

Maison Folie Wazemmes (France)

Itália MOSAICODANZA – St. Tetti Rubino 47 – 10133 TORINO

Luxemburgo CENTRE DE CREATION CHOREGRAPHIQUE LUXEMBOURGEOISE (3 C–L)

Países Baixos MELKWEG – Lijnbaansgracht 234 a – 1017 – AMSTERDAM

Portugal BALLETEATRO AUDITÓRIO – Praça 9 de abril‚ 76 – 200 – PORTO

Reino Unido DANCE EAST – Sidegate Lane West Ipswich – IP4 3DF – SUFFOLK

Suíça ADC – 8 rue de la Coulouvrenière – 1204 – GENEVE

Tunísia RENCONTRES DE CARTHAGE – 17 rue Larbi Kabadi – El Omrane – 1005 TUNISIA

Desde 2010, colabora na curadoria de dança do Centro Cultural Waly Salomão, na comunidade de Vigário Geral. O CCWS é a sede do importante e fundamental projeto social AfroReggae.

Passou os anos de 2010, 2011 e 2012 entre o Brasil, Itália e França, atendendo a convites de festivais, artistas e mostras de dança contemporânea e colaborando com os espetáculos do Grupo Tápias nas apresentações na Europa.